19
JUL
2018

O desafio da comunicação sindical

Posted By :
Comments : Off

O movimento sindical no Brasil atravessa o momento de intensa reconfiguração e a comunicação é parte estratégica desse processo.

Uma comunicação sindical eficaz e eficiente deve ter como norte não só a relação de suas entidades com a base, mas também colaborar com a formação e organização das bases e impulsionar o engajamento nas lutas mais gerais e de interesse para o conjunto da sociedade.

De forma programática, a CTB entende que a luta em curso cobra estratégias cada vez mais modernas e rápidas, sem perder de vista a linguagem e leveza dos seus conteúdos.

E, para dar conta dessa proposta, é preciso pensar de forma integrada nossas ferramentas (site, jornal, revistas, design, publicidade, redes sociais e estudos técnicos), tendo como lastro um projeto consistente e voltado para os objetivos da luta da CTB e de nossas entidades.

O desafio para se construir um projeto de comunicação sindical do tamanho do país não deve perder de vista que esse eixo é fundamental para a consolidação do movimento sindical, já que é ele o tradutor da lutas e a principal ponte entre as entidades e a classe trabalhadora.

O que está em pauta é fazer novo o que já é luta histórica, é romper com barreiras e mostrar o papel do sindicalismo para uma sociedade cada vez mais impactada por tecnologias e uma enxurrada de conteúdos e, assim, fortalecer nossas entidades e impulsionar a luta por transformações que melhorem a vida da classe trabalhadora e do conjunto da sociedade a sociedade.

*Raimunda Gomes é secretária nacional de Comunicação da CTB.

Fonte: Portal da CTB