https://saaesul.com.br/bolsa

A CTB está de luto. O secretário-geral da Central classista, Wagner Gomes, faleceu nesta terça-feira, 10 de agosto de 2021, vítima de um ataque cardíaco fulminante. Uma notícia triste na véspera do V Congresso da entidade, que surpreendeu e causou profundo pesar a toda militância e direção da entidade.

Gomes foi um sindicalista muito querido e respeitado na CTB e no conjunto do movimento sindical brasileiro. Pautou sua vida pela defesa honesta e intransigente dos interesses da classe trabalhadora brasileira.

Foi o primeiro presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), eleito no congresso de fundação, em 2007 e reeleito no segundo congresso em 2009. 

Destacou-se também na política como membro da Direção Nacional do PCdoB. Foi candidato ao Senado por São Paulo em dobradinhe com Aloisio Mercadante, quando recebeu mais de 3 milhões de votos.

Operador de trens do Metrô em São Paulo, Wagner Gomes foi presidente do sindicato dos metroviários de 1989 a 1995 e de 2009 a 2011. Nascido em Araçatuba, em 1957, foi para São Paulo em 1970.

A notícia da morte súbita de Wagner Gomes provocou intensa comoção e tristeza na sede nacional da CTB, que certamente vai realizar o seu V Congresso em homenagem e memória a este grande guerreiro da classe trabalhadora.

O SAAESUL/MG e SINEP/MG assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022.

Baixar a convenção em PDF (download).


SINDICATO DOS AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DA REGIÃO SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS – SAAESUL/MG

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente (veja o edital em saaesul.org.br/edital-assembleia-saaesul-2021-05-13), nos termos do Estatuto do SAAESUL/MG, ficam convocados todos os membros da categoria profissional dos Auxiliares de Administração Escolar, que trabalham em estabelecimentos de Ensino das Escolas Particulares dos Municípios (veja as 128 cidades convocadas em saaesul.com.br/cidades, exceto Poços de Caldas), para comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 13 de maio de 2021, às 18h em primeira convocação e às 18h30 em segunda convocação com qualquer número de presentes. A Assembleia Geral Extraordinária será realizada de forma tele presencial, pela plataforma ZOOM devido ao agravamento da Pandemia causada pelo novo Corona vírus e tem como fundamento o Estado de Calamidade Pública em função da Pandemia do Covid-19, reconhecido pelo Decreto nº 47.891 de 20 de março de 2020 e prorrogado até 30 de junho de 2021 pelo Governador de Minas Gerais pelo Decreto nº 48.102 de 29 de dezembro de 2020, conforme ainda, determinação constante do artigo 32 da Medida Provisória 1046 de 27 de abril de 2021. Para participar o trabalhador deverá fazer sua inscrição até 15 minutos antes da primeira convocação, através do link: https://saaesul.org.br/assembleia, na inscrição o trabalhador deverá informar seus dados, inclusive seu e-mail, haja visto que, será nesse e-mail que receberá a confirmação da participação. A Assembleia contará com a seguinte pauta: discutir e deliberar sobre contraproposta do sindicato patronal em relação a proposta apresentada pelo SAAESUL/MG, relativamente a convenção coletiva de trabalho.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER.

Veja no informativo:

  • Período de pedidos de bolsa para o segundo semestre de 2021 será de 18 de abril à 23 de maio
  • Educação e Pandemia
  • Excesso de trabalho e pandemia podem desencadear Síndrome de Burnout
  • Por que as mulheres sofrem mais nas pandemias?
  • Luta cotidiana contra o racismo
  • Convênios

Leia mais no informativo …

O SAAESUL/MG – Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar da Região Sul do Estado de Minas Gerais, após receber diversas denúncias no sentido de que várias instituições de ensino informaram aos auxiliares de administração escolar, que pretendem exigir que a categoria venha a trabalhar a segunda, terça e quarta feira da semana de carnaval, vem através deste comunicado, esclarecer a proibição do trabalho nestes dias.

Determina a convenção coletiva de trabalho ( a qual é LEI entre as partes), especificamente em sua cláusula 32ª:

…OUTRAS DISPOSIÇÕES SOBRE FÉRIAS E LICENÇAS – CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEGUNDA – RECESSOS

É vedado ao estabelecimento de ensino exigir trabalho do auxiliar de administração escolar, exceto se acordada a compensação de horário.

I – aos domingos;

II – nos feriados nacionais, estaduais, municipais e religiosos, comemorados de acordo com as determinações legais;

III – nas seguintes datas: segunda, terça e quartas-feiras da semana de carnaval; quarta, quinta e sextas-feiras, bem como no sábado da semana santa e no dia em que o estabelecimento comemorar o dia do professor.

§ 1° – Havendo aulas na quarta-feira de cinzas ou na quarta-feira da semana santa, não se aplica, quanto a esses dias, o disposto no caput.

§ 2° – Não se aplica ainda o disposto nesta cláusula aos serviços de vigilância ou segurança, para os quais devem ser observadas as disposições legais e normas aplicáveis, bem como rodízio alternado da folga entre os trabalhadores, no respetivo setor, referentemente aos mencionados dias…”

Via de consequência, o inciso II, trata daquelas datas que são estabelecidas como feriados (nacionais, estaduais ou municipais), mas quanto à segunda, terça e quartas-feiras da semana de carnaval, a determinação independe de tal condição, e assim prevalece na integra o texto convencional, que como dito é lei entre as partes.

Desta forma, comunicamos a toda categoria, e também às instituições de ensino da Região Sul do Estado de Minas Gerais, QUE NA SEGUNDA, TERÇA E QUARTAS-FEIRAS DA SEMANA DE CARNAVAL, CONFORME CCT, deverá ser efetivamente respeitada a proibição de trabalho dos auxiliares de administração escolar, e caso não se obedeçam os ditames convencionais citados, as escolas deverão arcar as multas previstas em lei e convenção coletiva, além das respectivas ações judiciais para cobrar pelas horas extras dos eventuais trabalhos realizados nestes dias.

Sem mais para o momento,

______________________________________________________________________

SAAESUL/MG – SINDICATO DOS AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DA REGIÃO SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS,

CNPJ nº 19.715.628/0001-00

Por seu Presidente Leandro Carneiro Batista

A categoria dos auxiliares de administração escolar orienta, organiza, sistematiza, registra, documenta, fica a par de tudo o que acontece numa unidade escolar. Se sem professores não há educação, sem técnicos administrativos não há escola que funcione, muito menos de forma remota, em tempos de pandemia.

Com a crise econômica, desemprego alto, perda de direitos e arrocho salarial, a vida do brasileiro está bem mais difícil. O custo de vida não para de subir e milhões de pessoas acabam se atrapalhando com tantas contas para pagar. Com o passar dos meses, não dá outra. A bola de neve cresce e as dívidas se acumulam.

Cerca de cinco milhões de brasileiros estão superendividados, aponta o Banco Central. Os superendividados são os consumidores que acumulam mais de uma modalidade de empréstimo para quitar os débitos. Em junho, 10 milhões de tomadores de crédito estavam com pagamentos atrasados. Desse universo, mais de 9 milhões tinham mais de uma modalidade de dívida.     

Ainda segundo o BC, a condição de superendividamento não tem necessariamente relação com as taxas inadimplência (dívida em aberto há mais de 90 dias). Conforme o Banco Central, em junho a taxa de inadimplência do crédito consignado era de 3,6% e da aquisição de veículo, 3,3%. O não pagamento em dia do crédito pessoal atingia 7,4%; do cheque especial, 14%; e do rotativo do cartão de crédito, 33,5%. 

Fonte: CTB